segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tecnologia a favor da sétima arte


A produção cinematográfica contemporânea tem recorrido com freqüência à elaboração de filmes sem a utilização de câmeras. E partindo deste princípio Gabriel Mascaro fez seu mais recente trabalho, As aventuras de Paulo Brusck. Que integrará a mostra competitiva na XV edição do Cine PE, após participação em vários festivais e mostras em Recife e no Brasil. É de Gabriel a direção de Um lugar ao sol, Avenida Brasília Formosa, KFZ 1348 e Galo da Madrugada.
O cineasta teve seu projeto aprovado pela Fundaj, antes mesmo de ter um roteiro. Também tinha a ideia central do filme, o trabalho do vídeoartista Paulo Bruscky. Mas como mostrar em um documentário a forma de fazer arte de um artista que se recusa a gravar? Esse foi o desafio do cineasta.
Escolhendo a internet como suporte, Gabriel fez seu documentário no Second Life. Mostrando a entrada de Bruscky no mundo virtual e seu encontro com ele. No filme, Gabriel é um ex-cineasta que agora ganha à vida fazendo vídeos de casamentos, aniversários e documentários. O recém chegado decide fazer um documentário mostrando suas aventuras pelo Second Life. E é entre conversas sobre arte contemporânea e a vida virtual do velho artista que o filme desenrola. 
  Para a dublagem de Bruscky, Gabriel fez uma pesquisa entre emissoras de rádio e TV, a procura de áudios do artista. Após ouvir e selecionar tudo o que havia conseguido, partiu para a montagem do dialogo. Com o filme montado ele mostrou para o artista que adorou. Para melhorar a qualidade sonora do filme, Bruscky topou regravar todo o áudio do filme.

Cena do curta "Aventuras de Paulo Bruscky"

Nenhum comentário:

Postar um comentário