sábado, 22 de maio de 2010

Um breve históra do rádio brasileiro

A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no Recife, em 1919, entretanto a primeira emissora a se instalar no país foi a Rádio Sociedade do Rio de janeiro em 1923, fundada por Edgar Roquette Pinto e Henry Morize. Está rádio tinha um enfoque educativo e era destinada a elite, por ter um alto custo, já que para ter acesso ao conteúdo radiofônico o ouvinte tinha que pagar uma mensalidade.
Ainda na década de 1920, após o lançamento bem sucedido o rádio cresceu e expandiu-se por todo território nacional. Este sucesso não se restringiu apenas ao público, mas também atingiu o interesse dos publicitários que na década de 1930 com o decreto de lei nº 21.111, de 1º de março de 1932, ficou instaurado que cerca de 10% da programação estaria reservada à publicidade. Em busca de um maior público o rádio decide mudar sua linguagem, passando de erudita para popular, com o objetivo de alcançar o público de massa.
Com o passar do ano, o rádio perdeu seu caráter inicial de educar e passou a interesses mercantis, respondendo as necessidades de entretenimento e informação à população. Após isto o rádio perde a função informática e passa a manipular a opinião, também comum atualmente a outros veículos de comunicação.
Na década de 1930, surge no rádio a propaganda política, os programas de auditórios - que foram um marco na história radiofônica nacional - e é neste período que também surge a Voz do Brasil.
Mesmo com todo sucesso que vinha fazendo e com a conquista de um público de massa, o rádio na década de 1940 sofreu intervenção federal, com o forte controle social do governo.
Já o radiojornalismo brasileiro surge com o repórter Esso, o grande falado Tupi e o matutino Tupi. O repórter Esso era dono de grande crédibilidade, chegando ao ponto da população só acreditar em um determinado fato se o mesmo fosse contado por ele.
A decadência do rádio surge com a televisão, na no ano de 1950. Pois, muitos dos profissionais do rádio migraram para o novo veículo de comunicação. Como resultado, o rádio criou uma programação mais regional.
Os anos 1960, com a rádio Exelsior de São Paulo, surge a rádio com programação musical e as primeiras FM's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário