segunda-feira, 31 de maio de 2010

A arte de chocar de Artur Zmijewski



O Política da Arte é um projeto da Fundação Joaquim Nabuco, criado em 2009, visa mostrar o poder que a arte tem de se expressar politicamente. A bola da vez é do polonês Artur Zmijewsk, que esta expondo até o dia 04/06, na galeria Vicente do Rego Maciel, na Fundaj. A mostra conta com três vídeos, neles são mostrados problemas políticos do seu país. E em sua arte ele busca dar uma visão realista do problema.
 

Assim que entrei na galeria me deparei com a luz baixa e em um telão nele, pessoas nuas correm de um lado para outro se batendo, este é o The game of tag, em bom português 'jogo de pegar'. A principio pensei tratar de um vídeo pornô sem lógica. Qual o intuito de homens e mulheres, longe dos padrões de beleza, se estapiando nus? Mas, ao final do vídeo a legenda revela tudo. As imagens foram gravadas em duas locações e estas me fez mudar de ideia. Foram gravadas em uma câmara de gás e um porão abandonado. E os nus engraçados de antes agora representam o sofrimento daqueles de estiveram no holocausto.
  Cena de "The game of tag"
Ao virar a esquerda vejo uma TV e a sua frente duas cadeiras iluminadas por lâmpadas, os fones de ouvido para ouvir o áudio do vídeo estão em cima da cadeira. Então sento, coloco os fones e a principio nada demais, apenas Zmijewsk entrevistando um dos sobreviventes dos campos de concentração da 2º Grande Guerra Mundial, coisa comum. Mas esta minha ideia não dura muito tempo, quando o artista persuadi o velho de guerra a renovar seu número de identificação na prisão. Ele exita, diz que não ficará feliz, mas Zmijewsk insiste. Estou assistindo o 80064, mesmo número de inscrição do idoso, na época com 92 anos. O objetivo do artista é alcançado, ele consegui renovar a tatuagem do seu entrevistado. Acaba o vídeo e fico indignada, como ele pode fazer isso com uma pessoa que com tanta boa vontade lhe contava suas tristes memórias para contribuir com o trabalho do artista.
Cena de 80064
Na sala onde assisti a The game of tag e 80064 vejo duas entradas para uma sala mais escura que a que estava, lá vou assistir a Them. Neste vídeo Zmijewsk reúne quatro grupos com ideologias diferentes, e cada grupo conta com três membros. Tinha um grupo com nacionalistas, judeus poloneses, católicos e comunistas. O objetivo era que cada grupo criasse algo que representasse a sua ideia de Polônia. Após a criação eles poderiam eles poderiam interferir um no trabalho do outro. E daí surge o conflito. O artista queria mostrar que há dúvida no convívio tranquilo entre pessoas de doutrinas diferentes. 
 Cena de Them
Ao final da exposição fica claro que o Zmijewsk pretende tirar seu espectador do bem estar, mostrando que o mundo em que eles vivem não é perfeito. Com um jeito diferente ele trás a tona assuntos esquecidos. A polêmica é sempre sua companheira de trabalho.

Um comentário: