quarta-feira, 5 de maio de 2010

Futurismo, movimento que surgiu para acabar com a monotonia e o comodismo da arte

O Movimento Futurista surgiu no ano de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, no Le Figaro um jornal francês. Felippo Tommaso Marinetti foi quem o escreveu. O Manifesto dos Pintores Futuristas e o Manifesto Técnico dos Pintores Futuristas, de 1910, juntou os principais nomes do movimento: Carlos Carrà, Luigi Russolo, Gino Severini, Umberto Boccioni e Giocomo Balla. Estes três manifestos foram os primeiros de uma série escritos até 1924.


 Grupo Futurista: da esquerda para a direita Carrà, Russolo, Marinetti,
Boccioni e Sevetini.
 

O futurismo surgiu na literatura, mas não ficou resumida apenas a ela, agregando-se a diversas artes como as artes cênicas, criando a interação entre palco e plateia; cinema, era novidade para os futuristas; a música futurista era vista como "arte do ruido" e esta aí as raízes da atual música eletrônica; na literatura futurista  o uso de onomatopeias e linguagem espontânea era recorrente, era comum a ausência de potuação e cognitivos.

Com os fundamentos baseados na violência, nos avanços tecnológicos, queda do moralismo e no novo, como o trecho a seguir do Manifesto Futurista mostra, "A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia. Até hoje a literatura tem exaltado a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono. Queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, a velocidade, o salto mortal, a bofetada e o murro. Já não há beleza senão na luta(...)". De base ideológica anticlerical e anti-socialista, este era um movimento muito politizado, com afinidades com o fascismo italiano. A proximidade com o fascismo se dá pelo patriotismo e militarismo do movimento.

 Restos, 1911, de Carlos Carrà

A arte futurista buscava retratar movimentos reais em suas obras, e para isso retratavam seres humanos ou animais com múltiplos membros dispostos radialmente e em movimento triangular. Para facilitar a ideia de movimento, os futuristas faziam seus trabalhos com papel e vidro. Como inspiração buscavam as pesquisas de cor, nos efeitos de luz do pós-impressionismo e das técnicas de composição dos cubistas. Abstração, cores vivas, simultaneidade, dinamismo, contrastes e sobreposições estavam sempre presente na arte futurista.

 
                                                                                                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário